quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Sobre o Jeep: o ícone dos 4x4

A história do Jeep começa da necessidade do exécito estadunidense de ter um veículo pequeno para reconhecimento e transporte de militares em locais de difícil acesso. Assim, o governo dos Estados Unidos abriu uma concorrênca entre três montadoras; a Bantam, que foi quem fez o projeto do primeiro jeep ainda na década de 30, a Willys e a Ford, que fizeram protótipos a partir do projeto da Bantam no ano de 1940. Como o protótipo da Willys era o que mais se aproximava da exigência dos militares, essa empresa foi responsável pela fabricação do Jeep na Segunda Guerra Mundial. Por causas pouco conhecidas, a Bantam foi tirada do projeto. Ficando muito conhecido na guerra, logo a versão civil foi disponibilizada pela Willys nos Estados Unidos para depois ganhar o mundo. Em 1954 a Willys começou a montar o modelo no Brasil passando a fabricá-lo aqui a partir de 1957. Com um motor de 6 clindros e um câmbio de 3 marchas, foi fabricado pela Willys até 1969 quando essa foi adquirida pela Ford. Em 1976 passou a ter um motor de 4 cilindros e câmbio de 4 marchas onde foi produzido até 1981, terminando assim 25 anos de história da fabricação desse modelo no Brasil. Sendo mundialmente famoso e praticamente um sinônimo de veícuo 4x4, o Jeep se tornou quase uma obsessão para quem quer adquirir um carro com tração nas quatro rodas. Aqui vamos apontar as principais características e os prós e contras desse veículo. Com uma estrutura de chassis e originalmente em lataria de aço, é um carro que pode enfrentar qualquer trilha já que possui também boa altura do solo e bons ângulos de entrada e saída. A suspensão de feixe de molas ajuda a abosrver bem os impactos, mas não espere muito conforto. Com capota de lona, torna a trilha bem mais prazerosa em dias de Sol, porém com um certo incômodo em dias de chuva ou com muita poeira. Se você pretende comprar um, prepare-se para frequentes visitas ao mecânico, já que possui mecânica antiga e desgaste excessivo das peças nas trilhas. Vou contar agora a experiêcia que tive com o Jeep que meu pai comprou quando eu tinha 15 anos, que foi o primeiro 4x4 que compramos para fazer trilhas. Um Willys 63 com motor 6 clindros do Maverick e câmbio de 3 marchas, era um brinquedo e tanto. Por ter um motor forte e poucas marchas ia muito bem na trilha, na minha opinião, melhor que os jeeps da Ford. Porém era ruim pegar estrada, chegando no máximo a 70 km/h sem forçar muito. Com um alto consumo de gasolina, não é um carro para se andar todos os dias e fazer longas viagens, assim íamos em trilhas mais perto de casa. Por ter freio a tambor nas 4 rodas, passamos por alguns apertos na trilha, por isso recomendo trocar o freio como uma das primeiras modificações no carro. Para passear de vez em quando e pegar um barro não precisa mudar muita coisa, depende do gosto. Mas se você pretende transformá-lo em um carro novo, preparado para trilha e tudo mais, prepare-se para gastar a partir de mais ou menos R$ 20.000,00, fora o valor da compra que pode variar de R$ 9.000,00 a uns R$ 15.000,00 em um Jeep sem muitas adaptações. É um carro que precisamos tomar cuidado com pontos de ferrugem e desgate do chassis. Para você que sempre sonhou em ter um Jeep, vai em frente e com certeza achará um do seu gosto. E para você que quer um veículo 4x4 o Jeep é uma boa opção, mas há outros carros que podem se encaixar melhor no seu perfil, portanto pesquise.

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