quinta-feira, 24 de maio de 2012

Suzuki Jimny, o samurai do século 21!


Desde 2008, a Suzuki voltou a importar veículos para o Brasil, entre eles o jipinho Jimny. Com um bom histórico de seus veículos, principalmente do jipe Samurai, a Suzuki
é uma grande conhecida do universo off road. Por sua valentia aliada com sua leveza, o Samurai se mostrou nos anos 90 como uma ótima opção nas trilhas.

 Hoje, a Suzuki traz o Jimny, que
nada mais é que a versão atualizada do Samurai. Ainda com sua leveza e seu tamanho (chamado carinhosamente na trilha de playmobil por alguns jipeiros), a valentia do jipinho
tem agradado muitos jipeiros, sejam iniciantes ou veteranos. Equipado com motor 1.3 que se mostra econômico e suficiente para empurrar o jipinho tanto na estrada quanto na trilha.
O jimny mostra sua aptidão para a trilha também na sua estrutura, sustentado por chassis, o que ajuda a preservar o carro dos solavancos, contrário de seu concorrente direto,
a Pajero Tr4 que tem estrutura de monobloco. A tração também vem completa, com tração traseira, tração nas 4 rodas e reduzida. Seus bons ângulos de entrada e saída também ajudam
o jipinho a superar os mais variados obstáculos. Seu preço também agrada. Sendo o jipe 0 Km mais barato do Brasil, saindo por R$ 55.000, torna a escolha ainda mais agradável.
 Porém o jipinho pode não agradar a todos. Com seu reduzido espaço interno, cabem somente duas pessoas adultas apertadas atrás, e no
porta malas, bagagem para um casal e olhe lá. Como o carro é importado, algumas peças podem ser chatas de se conseguir e caras também, porém o seguro é bem em conta. A Suzuki está prometendo fabricar o carro
no Brasil, mas já está atrasando mais de um ano a inauguração da fábrica no país.

Se você ainda está na dúvida sobre a aptidão desse jipinho na trilha, a Suzuki lançou a versão
Jimny DDS. Totalmente voltado para a trilha, o Jimny DDS, vem com pneu Mud, altura mais elevada do solo, peito de aço, snorkel, vedação no motor e na distribuição eletrônica e ainda,
se não me engano, com bloqueio do diferencial traseiro de 70% e ainda com guincho como opcional. Claro que seu preço também vem mais elevado, em torno de R$ 75.000.


No vídeo abaixo é possível perceber o desempenho do Jimny na trilha durante um curso de Técnica Fora de Estrada:


Nenhum comentário:

Postar um comentário