quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Técnica fora de estrada: Guincho

O guincho é um equipamento instalado na frente do veículo que através de uma força de um motor elétrico ou cardã puxa um cabo de aço devidamente preso em um ponto de apoio, por exemplo uma árvore ou pedra, e arrasta o carro ajudando em caso de atolamento ou perda de tração no piso. 

Existem 3 tipos de guinchos hoje no mercado que basicamente são:

Guincho Elétrico: Modelo mais comum entre os guinchos, funciona através de um motor elétrico, onde capta a energia diretamente da bateria do veículo. Seu acionamento é realizado através de um controle conectado diretamente no guincho ou sem fio. Possui basicamente 2 comandos, sendo um para soltar o cabo e outro para puxar o cabo. De fácil instalação e manuseio, possível também preço mais acessível que os outros modelos. Sua desvantagem se dá pela limitação de uso dependendo da carga da bateria e a limitação em travessias de água, devido ao seu comando elétrico.



Guincho mecânico: Modelo de guincho que usa a força mecânica do motor e transfere, através de um cardã, para operação do guincho. Seu acionamento se dá por uma alavanca e pelo acionamento da tomada de força. A partir daí seu controle é pelo câmbio do veículo, onde as marchas da frente controlam a velocidade que é puxado o cabo e a marcha ré serve para soltar o cabo. Sua vantagem se deve principalmente à grande força comparada com modelos de igual capacidade de guinchos elétricos e à grande durabilidade. Sua desvantagem se dá pelo alto custo de compra e instalação especializada. Depende também de tomada de força.





Guincho hidráulico: Modelo usado principalmente por plataformas de guinchos para auto socorro, onde servem para colocar um veículo sob a plataforma. Esse modelo possui o acionamento em sistema independente, que aciona por comandos hidráulicos o seu funcionamento. Basicamente possui também a operação de soltar e puxar o cabo. Esse modelo não possui guincho especializado para uso off road e também não possui configuração original para instalar em veículos sem adaptações.


Abaixo é possível ver um guincho mecânico em ação para puxar uma Toyota Bandeirante morro acima, com a ajuda de um âncora de solo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário