terça-feira, 3 de abril de 2012

Qual é melhor: motor a gasolina ou motor a diesel?

Uma discussão comum entre os proprietários de jipes e caminhonetes é sobre o motor mais vantajoso, o movido a diesel ou a gasolina.
Hoje esse assunto está ainda mais acirrado, já que muitas montadoras estão oferecendo as duas opções em modelos onde antes só existiam com motores a diesel.
Essa diferença não é somente em qual combustível colocar, sendo assim não basta somente olharmos os preços nas bombas na hora de decidir.
Os motores a gasolina funcionam através da mistura de ar com combustível que explodem graças a faísca da vela de ignição.
Como a gasolina é altamente explosiva, o motor garante boa aceleração e boa resposta em alta rotação, geralmente funcionando em até 6.000 rotações.
Os carros movidos a gasolina possuem um preço menor e mão-de-obra mais barata que os movidos a diesel.
Outra vantagem também dos motores a gasolina é sua troca de óleo, que geralmente é necessária a cada 10.000 Km, diferente dos motores a diesel que necessitam de uma troca a cada 5.000 Km.
Seu funcionamento também é mais silencioso e com bem menos vibração que o movido a diesel.
Entre as suas desvantagens estão o preço mais caro do combustível, consumo mais elevado e sua sensibilidade à água, fator sentido mais na trilha em trechos alagados ou com muitas poças d'água.
Como o motor depende da parte elétrica para a ignição, quando molha o distribuidor ou mesmo a vela, ele tende a falhar ou até mesmo apagar.
Caso aconteça de atravessar um alagado ou um rio e submergir completamente o motor, o motor a gasolina tem um risco bem maior de entrar água do que o motor a diesel ocorrer um calço hidráulico.
Já os motores a diesel tem um funcionamento mais simples. Necessitando apenas de admissão de ar em grande compressão, ocorrendo a explosão quando em contato com o diesel.
Diferente dos motores a gasolina, os motores a diesel funcionam melhor em baixa rotação, funcionando normalmente até 3.000 rotações.
Para compensar isso, a maioria dos fabricantes já equipam seus carros com turbo e intercooler, ficando com o comportamento parecido com os veículos a gasolina.
Já em relação ao preço, os motores a diesel são mais caros, assim como a sua manutenção.
Porém a manutenção é menos frequente do que a dos motores a gasolina devido ao seu funcionamento mais simples e sua confiabilidade.
E falando em manutenção, a única coisa que precisa ser feita com certeza em um motor a diesel é ajustar a bomba injetora a cada 100.000 Km, que é caro, mas necessária toda vez que o veículo atinge a casa dos 100.000 Km.
Como foi falado anteriormente uma das vantagens do motor diesel é seu funcionamento até submerso pela água, claro, salvo com uma entrada de ar elevada (snorkel).
Como ele não depende de nenhum componente elétrico para funcionar, ele pode funcionar estando completamente embaixo d'água.
Uma coisa também que devemos lembrar, é que o motor a diesel é mais forte que o motor a gasolina.
Aqui a força é a capacidade de deslocar cargas e não a potência que daí o motor a gasolina tem mais cavalos.
Um exemplo que podemos dar é o seguinte: imagine duas furadeiras para perfurar uma séria de tábuas de diferente espessuras. Uma funcionando com alta rotação (imitando o motor a gasolina) e outra com baixa rotação (imitando o
motor a diesel). A primeira perfura muito mais rápido, porém a medida que as tábuas vão ficando mais expessas, ela vai perdendo a velocidade, até que a broca para por falta de força para atravessar.
Já a segunda perfura mais devagar, porém consegue ir perfurando todas, até as mais grossas, sempre funcionando de forma mais constante.
É um exemplo bem simples, mas mostra para o que cada motor é direcionado.
Para termos uma ideia de como o motor diesel é forte, devemos ver que ele funciona tanto para uma caminhonete como para a maior máquina do mundo, um enorme petroleiro (claro, com significativas diferenças de tamanho de motor).
Os motores a diesel impulcionam as mais diversas máquinas do planeta, seja trator, caminhão, barcos e até locomotivas.
Pensando nisso, esse é um fator que influencia também no custo do combustível. No Brasil o diesel é subsidiado pelo governo, exatamente pela sua importância de toda a frota do país, principalmente dos caminhões.
Com isso, o diesel chega mais barato na bomba do que realmente deveria custar. Com isso, a vantagem econômica de se rodar com diesel é maior. Com a gasolina custando em média R$ 2,85 (na maioria do país, na época dessa postagem) e o
diesel R$ 2,00, fica evidente a vantagem do combustível. Sem falar também que o motor a diesel tem um consumo menor que o motor a gasolina.
Só para termos um exemplo: uma vez no Uruguai  e conversei com um proprietário de uma saveiro com motor 1.9 diesel. Nos outros países é comum vermos todos os tipos de carro funcionando a diesel, o que não ocorre no Brasil,
por causa de uma lei que permite somente veículos de carga ou utilitários pesados possam ter motores a diesel, por causa do subsídio do combustível. Bom, voltando para essa saveiro a diesel com motor 1.9, perguntei a ele,
curioso, qual era o consumo do carro. Ele falou que faz uma média de 25 Km/l na estrada. Uma saveiro 2.0 no Brasil deve fazer uma média de metade dessa kilometragem.
Claro que quando o motor é grande, e o carro é pesado, como acontece com a maioria dos veículos a diesel no Brasil, a diferença não é tão grande.
Uma coisa importante também para se enfatizar aqui sobre essa discussão, é o nível de poluição de cada motor. Indiscutivelmente, o motor a diesel é mais poluente do que o motor a gasolina, se não me engano é no mínimo 4 vezes mais poluente.
Recentemente se introduziram os motores a diesel eletrônicos, o que reduz o nível de poluição, mas depende mais da parte elétrica do veículo, se bem que o motor anda bem mais também, e a manutenção é mais cara, etc. É um assunto para uma outra hora.
Se bem que esse problema da emissão de poluentes seria facilmente resolvido se os governos tivessem interesse, principalmente o Brasil. Já existe o biodiesel, que nada mais é que o óleo retirado de plantas como girassol, mamona, soja, canola, enfim
qualquer óleo que possa dar combustão. Só para dar um exemplo também desse assunto, o motor a diesel é de tão simples funcionamento, que ele funciona com quase qualquer combustível (com as devidas preparações).
Nas ilhas Filipinas, os recursos são bastante escassos devido a dificuldade de distâncias e matérias-primas das ilhas, que os veículos de lá com motores a diesel, funcionam com óleo de coco.
Sendo assim, se introduzido o biodiesel nos postos, os motores necessitando apenas da substituição das mangueiras de combustível, poderiam rodar com 100% de biodiesel.
Na Europa e EUA, esse combustível já é bastante utilizado. Ele tem muitas vantagens. Como não necessitar de uma matéria-prima finita como o petróleo, é um combustível bem mais limpo, o que ajuda a manter sempre o motor
regulado e um pouco mais livre de impurezas. Ajudaria a agricultura a se desenvolver, principalmente a familiar,  já que pode ser extraído de plantas extremamente acostumadas com nosso clima e nosso solo, como a mamona e o girassol.
Porém ainda não despertou o interesse de nosso governo, provavelmente pelo fato de não despertar o interesse das indústrias petrolíferas.
Um fato que demostra o desinteresse desse combustível no país é que a atual tecnologia para se fazer o biodiesel foi inventado no Brasil por brasileiros e exportada para o resto do mundo.
Em alguns postos há o "biodiesel", mas é somente uma mistura de até 20% de biodiesel e o resto de diesel comum.
Bom, voltando para nossa discussão, vamos ver essa diferença na trilha, entre os motores a gasolina e os motores a diesel.
Como o motor a gasolina tem uma boa arrancada e funciona bem em alta rotação, ele toma vantagem quando se precisa de velocidade pra transpor um obstáculo (não é a maioria dos casos na trilha, mas existem situações em que a
velocidade faz toda a diferença). Porém quando precisa de força, principalmente em velocidades baixas, o motor a diesel tem vantagem.
Para ser sincero, eu acho que a decisão de qual motor é melhor vai de cada um. Alguns não abrem mão de um motor a gasolina por causa de seu desempenho e custo, já outros não abrem mão de um motor a diesel por causa de sua força
e confiabilidade. Vai depender de para que você vai usar o carro e qual tipo de motor você tem mais afinidade. 

Abaixo, temos um vídeo demonstrativo das diferenças de funcionamento entre os dois tipos de motores.  

10 comentários:

  1. Bem colocado essa questão, imagine se o Governo diminuísse os Impostos, vejamos, a gasoloinas pura na Venesuela, deve custar hoje em torno de 0,27 centavos, se o Governo importasse elevasse para 300%, e mais 50% de lucro dos distribuidores teríamos um combustível perto de seus R$1.35, mas, a fome de arrecadar para poder pagar os Políticos e os pendurados e sugadores , não temos governo com peito para deflagar essa luta. ufa, falei

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  2. Podendo escolher, eu não abriria mão do diesel em nenhum veículo. E mesmo em situações onde ir no "embalo" seria mais importante que o torque a baixos regimes, tem muitos motores a diesel que dão conta do recado.

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  3. Super esclarecedor, rs lendo isso anos depois com a gasolina caríssima já..

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  4. se eu tivesse condição trocaria o meu honda fit flex por um defender a diesel.

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  5. Se você está aposentado e tranquilo, e nao tem nada para causar dor de cabeça, compre um veiculo diesel, certamente voce tera algo para se encomodar, na minha opiniao diesel é um atraso, so é vantagem pelo valor da gasolina no brasil.., mas a Manutençao é 10x mais seguida, sem falar na vibraçao parece que vc esta em um caminhao,

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    1. Não sei em que carro você andou, mas 5 anos com um carro a diesel, e a unica peça trocada foi a bateria..

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    2. Já deve ter muitos anos que o Dudu não anda em um carro a diesel. Ou apenas em velhas tecnologias.

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    3. Este comentário foi removido pelo autor.

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